No Servan, o Serviço da Dor é realizado exclusivamente dentro do ambiente hospitalar e envolve pacientes com dores agudas provenientes de pós-operatório imediato, comuns na maioria dos casos em razão de cirurgias de média e alta complexidade.
É importante compreender que a dor aguda mal manejada, além do sofrimento desnecessário ao paciente, pode resultar em complicações como: aumento do período de internação e do consumo metabólico de oxigênio, estresse cardiovascular, maior incidência de infecções, visto que a atividade do sistema imunológico está reduzida, além de estresse pós-traumático e inúmeros outros fatores associados.
As dúvidas sobre como o serviço funciona são inúmeras, visto que essa é uma prática ainda recente. No Servan, o método utilizado para o controle da dor é através da bomba de PCA – Patient Controlled Analgesia, a sigla significa Analgesia Controlada pelo Paciente. O mecanismo da bomba de PCA é programado pelo Médico Anestesiologista e enfermeiros, através de infusão contínua de fármacos, mas caso o paciente sinta dor ele pode administrar pequenas quantidades acionando o botão, que poderá adiantar a liberação de medicamentos já planejados, no entanto é importante ressaltar que o sistema é programado para evitar que doses em excesso sejam liberadas, evitando quaisquer riscos.
A finalidade desse serviço é otimizar a analgesia, reduzir a incidência de possíveis complicações associadas a dor aguda mal manejada e oferecer mais conforto e bem-estar aos pacientes durante o período pós-operatório de internação.
Já somos 113 médicos anestesistas com diversos títulos e especializações.
Nossa meta é sempre estabelecer uma relação de confiança com o paciente e escutá-lo.
Somos parceiros de diversos convênios para melhor atende-lo.
Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.