No último dia 21, realizamos o evento “Jornada Cirúrgica da Criança com Fissura Labiopalatina” O encontro contou com presenças ilustres, incluindo especialistas e instituições parceiras, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Se você perdeu, ainda pode assistir à íntegra da transmissão e se inspirar com as histórias e avanços compartilhados!
Entendendo a fissura labiopalatina
As fissuras labiopalatinas são os defeitos congênitos mais frequentes entre as malformações faciais, afetando cerca de 1 em cada 650 nascidos vivos, segundo a literatura médica. Essas condições ocorrem quando estruturas do lábio e/ou do palato (céu da boca) não se unem corretamente durante o desenvolvimento embrionário, gerando fendas que podem variar em amplitude e localização.
Embora o termo “fissura” venha do latim e signifique “fenda ou abertura”, o impacto dessa condição vai muito além da aparência física. A fissura labiopalatina pode afetar alimentação, fala, audição e qualidade de vida. Por isso, é essencial um tratamento multidisciplinar, envolvendo cirurgias, terapia fonoaudiológica, apoio odontológico e psicológico.
Parcerias que transformam vidas
Neste ano, o Servan, em parceria com a Dra. Fernanda Saturnino, Dr. Bruno Ayub, Funcraf, Smile Train Brasil e a Maternidade Cândido Mariano, juntos conseguiram cirurgias regulares em crianças com fissura labiopalatina. Essa união de forças trouxe uma mudança significativa para muitas famílias no Mato Grosso do Sul, devolvendo sorrisos e qualidade de vida.
O evento, que contou com o apoio do Sicredi, foi mais do que uma oportunidade para compartilhar conhecimento. Estamos muito orgulhosos do que conquistamos e esperamos que este projeto se mantenha longevo, impactando positivamente muitas gerações.
Compartilhar:
Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.