(67) 3041-9670 Av. Mato Grosso, 4298 - Carandá Bosque - Campo Grande/MS

Servan adquiriu aparelho de Ecocardiografia e está sempre à frente quando se trata da qualidade dos serviços

Por Comunicação Servan
07/12/2018 · Novidades


Procedimentos médicos relacionados ao coração sempre trazem preocupação a quem quer que seja. O órgão, fundamental para a vida, é delicado, o que causa apreensão mesmo em procedimentos simples.

 

Pensando em trazer mais segurança aos pacientes e aumentar o sucesso em cirurgias cardíacas em Campo Grande, o Servan adquiriu um aparelho de Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória (ETI). Mais minucioso que o ecocardiograma, ele fornece ao cirurgião informações importantes sobre o aspecto das estruturas cardíacas e as funções do coração, em tempo real, durante a realização da cirurgia.

 

O ETI é utilizado a partir da introdução de uma sonda esofágica após o início da anestesia geral e da intubação orotraqueal e é mantida até o término da cirurgia, dessa maneira, as imagens são obtidas de forma contínua e ininterrupta, sem interferir no procedimento cirúrgico.

 

Além disso, com ele, a detecção de defeitos residuais e complicações passíveis de correção é imediata. Dessa maneira, o ecotransesofágico pode ser determinante para salvar a vida do paciente.

 

Inovação – A aquisição do ecotransesofágico é apenas uma das atitudes que mostram que a equipe Servan busca estar sempre à frente quando se trata da qualidade dos serviços para a área médica de Campo Grande. No início do semestre, três médicos anestesiologistas do seu quadro de associados viajaram à Africa do Sul para uma jornada intensa de aprendizado no Hospital Groote Schur, referência mundial em cirurgias cardíacas. Os médicos dra. Marina Franzim Munhoz, dr. Gustavo Barone Perez e dr. Tiago Torminato Moreira participaram do curso Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória Hands-On.

 

“Foi uma oportunidade importante de trocar experiências com profissionais de outros países que atuam em nossa área. Isso nos ajuda a melhorar ainda mais nossas habilidades, elevando, assim, o nível de excelência na anestesia cardíaca em Campo Grande, dentro do Servan”, pontua o doutor Tiago Moreira. Para a doutora Marina Munhoz foi também um momento de ganhar habilidades técnicas na realização do exame de Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória e ainda na tomada de decisões frente a pacientes em estado grave. Já para o doutor Gustavo Perez, o maior aprendizado foi a possibilidade de acesso a um desenvolvimento tecnológico de ponta em um país com tantos problemas sociais como a África do Sul.

 

O diretor-executivo do SERVAN, doutor Paulo André Costa Novaes, explica que a participação de médicos associados em cursos internacionais é uma iniciativa recorrente da instituição, há 50 anos. Ele afirma que a capacitação dos médicos anestesiologistas representa mais profissionais prontos para atuarem com tecnologia de ponta em cirurgias de alta complexidade na Capital. “Priorizamos a boa qualidade na assistência médica prestada à sociedade campo-grandense. Para isso, investimos em educação e no avanço da capacitação técnica de nossos profissionais”, pontua.

 

Fonte: http://divulgacampogrande.com.br/com-imagens-em-tempo-real-do-interior-do-coracao-aparelho-pode-ser-determinante-para-vida-do-paciente/

Regulamento Percurso