(67) 3041-9670 Av. Mato Grosso, 4298 - Carandá Bosque - Campo Grande/MS

Dra Thais Orrico de Brito Cançado apresenta palestra sobre Lean Seis Sigma

Palestra faz parte do projeto de educação continuada do Servan

Por Comunicação Servan
20/03/2019 · Educação Continuada

Como parte do programa de educação continuada, a Dra Thais Orrico de Brito Cançado apresentou a palestra “Lean Seis Sigma e anestesia... um convite à reflexão”. O tema, bastante atual, apresentou as dificuldades e pontos de melhoria na rotina dos centros cirúrgicos e a otimização de recursos e diminuição do desperdício.

“É uma metodologia para usar na vida da gente e conseguimos aplicá-la em qualquer coisa”, comentou Dr. Thais no início da palestra. O Lean Seis Sigma é composto por métodos utilizados em grandes empresas do mundo, como a Toyota (Lean) e a Motorola (Seis Sigma) e enfocam a diminuição do desperdício e dos defeitos de produção, respectivamente.

A aplicabilidade destes conceitos na anestesiologia foi demonstrada durante a noite, com práticas que já estão sendo repensadas em outros países e troca de materiais em hospitais locais, que conseguiram otimizar, significativamente, o valor de investimento durante os anos.

Ainda foram apresentados dados que apontam a realidade de custos e desperdícios envolvendo a prática da anestesiologia, que podem ser classificados como evitáveis e inevitáveis, e foi lançado o desafio à plateia de pensar em práticas que se enquadrem no conceito apresentado.

Com práticas alcançáveis e o pensamento diferente, ficou evidente que uma sala de centro cirúrgico pode sim ser mais sustentável no quesito ambiental e financeiro. Além disso, com essas práticas, é possível praticar a mudança, seja em ambiente de trabalho ou em qualquer outro âmbito da vida.

Regulamento Percurso