(67) 3041-9670 Av. Mato Grosso, 4298 - Carandá Bosque - Campo Grande/MS

Dr. Paulo Andre Costa Novaes participa de homenagem a Dr. Lino Lemonica, referência na medicina da dor no Brasil

Por Comunicação Servan
14/11/2019 · Institucional

No mês de agosto, a sociedade sentiu a perda do Dr. Lino Lemonica, referência sobre dor no Brasil. Para homenagear a grandeza deste Doutor, a SBED ( Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor) divulgou em seu jornal, um apanhado de depoimentos sobre Dr. Lino e o Servan teve o prazer de participar deste momento.

Nas palavras do Dr. Paulo Andre Costa Novaes, a gratidão ficou notável “ Se eu pudesse me despedir pessoalmente do Dr. Lino, eu diria a ele meu MUITO OBRIGADO. Obrigado pelo exemplo, obrigado por me tornar mais humano, mais médico... Obrigado por me ensinar a confortar, a dividir o sofrimento do meu paciente, a me sentir útil. Enfim, Dr. Lino fez a diferença na minha vida”.

História

Dr. Lino Lemonica foi referência na medicina da dor no Brasil. Concluiu o doutorado em Anestesiologia [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1982. Realizou Pós-Doutorado no Serviço de Terapia Antálgica, em Vicenza Itália, no período de 1988 a 1989, que resultou na implantação do Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp.

No período de 1974 a 2008, quando se afastou por aposentadoria, desempenhou extensa atividade didática, sendo responsável por disciplinas tanto no ensino de graduação, quanto de pós-graduação. Publicou 46 artigos em periódicos especializados e 72 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros publicados. Atuou na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia e Dor (aguda e crônica).

 

Regulamento Percurso