Notícias

Importância da consulta pré-anestésica para o sucesso cirúrgico

Antes de qualquer ato cirúrgico eletivo, ou seja, programado, é de fundamental importância que o Médico Anestesiologista conheça e trace um diagnóstico clínico do paciente para o bem-estar e o sucesso do procedimento. Afinal, toda e qualquer cirurgia oferece riscos que podem ser mitigados com uma avaliação prévia de qualidade.

Para isso, existe a Avaliação Pré-anestésica (APA), uma consulta, onde o Anestesiologista avalia a condição do paciente para a cirurgia, conhece o histórico médico, analisa o uso de medicamentos, averigua alergias e caso entenda ser importante solicita novos exames para dar mais segurança ao procedimento.

É importante ressaltar que independente da complexidade da cirurgia, a Avaliação Pré-anestésica deve acontecer, e o recomendado é que ocorra entre uma e duas semanas antes da data da cirurgia, em se referindo a procedimentos eletivos – agendados, pois além dos benefícios que a APA proporciona para a qualidade do ato anestésico-cirúrgico, inúmeros outros fatores podem ser relacionados como: diminuição no tempo de internação, redução da mortalidade e no número de cancelamento de cirurgias.

Durante a avaliação cabe ao especialista, por toda a sua responsabilidade técnico-científica, entender e atuar preventiva e positivamente sobre as condições físicas e psicológicas do paciente, conforme relata a Dra Thais Cançado. “Como especialistas e responsáveis por proporcionar aos pacientes um estado de total ausência de dor durante um procedimento cirúrgico, diagnóstico ou terapêutico, além de o total monitoramento das funções vitais, a consulta tem papel fundamental, pois é nessa etapa que verificamos se o paciente se encontra na melhor condição clínica para ser submetido ao procedimento proposto. Neste momento podemos providenciar todos os recursos que permitam que o procedimento transcorra com a maior segurança para o paciente. Esta também é a oportunidade que temos para esclarecer as dúvidas sobre a anestesia que será administrada.”

Para mais informações e/ou agendar a avaliação pré-anestésica no Servan Anestesiologia é só entrar em contato pelo 67 3041-9700 (número fixo e/ou WhatsApp).

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.