Notícias

Servan realiza campanha para incentivar Doação de Sangue

Com baixo estoque de sangue nas unidades Hemoterápicas, campanha de mobilização é iniciada

A adesão da população à doação contínua de sangue é muito baixa, e o volume caiu bastante com o advento da pandemia do Covid 19. Desde então incentivar as pessoas sobre a importância desse ato, é essencial e reforçar que, uma única doação pode ser responsável por salvar até 4 vidas, é uma informação que impulsiona a solidariedade.

A necessidade de sangue é mais comum do que se imagina, e toda e qualquer pessoa que se submete a tratamentos e/ou intervenções médicas de qualquer porte e complexidade pode precisar de sangue.

Em junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e o Servan realiza campanha para incentivar mais pessoas, a doarem ao Hemosul de Campo Grande/MS. Conforme comenta a Diretora Administrativa Dra. Adriana Marques da Costa Rodrigues. “Temos o compromisso individual e coletivo de motivar as pessoas a contribuir para o bem-estar e para a saúde de todos, nesse sentido reforçar a importância da doação de sangue é razão de orgulho para nós do Servan.”

A campanha divulgada em ambiente interno, contou com a mobilização dos colaboradores que se disponibilizarem a doar sangue em prol do bem comum. O colaborador Rhenan da Paixão Lopes, conta como ficou sensibilizado, pois sabe que contribuiu para a vida de outras pessoas. “Me emociona saber que um pequeno gesto tem tanta força e pode fazer a diferença na vida de alguém, pretendo voltar muitas vezes”.

Confira o endereço e horário para doação e acompanhe alguns critérios básicos:

  • Hemosul Coordenador Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro, Campo Grande – MS. Segunda a Sexta das 7h às 17h. Sábado das 7h às 12h.
  • Traga Documentação oficial com foto.
  • Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos.
  • Pesar 55 kg ou mais.
  • É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.
  • Aos homens é possível doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
  • Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
  • Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
  • Vacinas: as vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
  • Vacina Covid: Coronavac 48h após vacina. Pfizer, Astrazeneca e Janssen 7 dias após vacina.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.